Histórico
Essas são as partículas fundamentais de tudo o que existe na natureza:
- PROTÓNS
- NÊUTRONS
- ELETRÓNS.
E se isso tudo for apenas ENERGIA CONCENTRADA?
A ciência tem progredido muito na direção das partículas fundamentais.
A origem da palavra ÁTOMO, tem origem na grécia antiga por volta de 400 AC. Filósofos na Grécia, imaginavam que se você dividisse um objeto qualquer sucessivamente, chegaria em um ponto em que não podeira mais dividir, a esse deram o nome de átomo.
Em meados do século XX, os cientistas descobriram que o átomo poderia possuir outras partículas, elaboraram o modelo âtomico, onde existia um núcleo e a eletrosfera. Sendo que no núcleo as partículas elementares seriam o PRÓTON de carga positiva e o NÊUTRON sem carga.
Na eletrosfera existiriam os elétrons de carga negativa, que orbitam ao redor do núcleo em diversas camadas eletrônicas, conhecidas como NÍVEIS ELETRÔNICOS, que são quantizados.
As camadas eletrônicas, também chamadas de níveis energéticos, são órbitas em que os elétrons podem se mover: algumas estão mais próximas e outras mais distantes do núcleo atômico. Para os atuais elementos da tabela periódica, são quantificados 7 níveis de energia, simbolizados pelas letras K, L, M, N, O, P e Q
O diâmetro de um átomo é da ordem de 10-8 cm (0,00000001 cm), enquanto o seu núcleo é de aproximadamente 10-13 cm. O tamanho do núcleo é 100.000(cem mil) vezes menor que o átomo, ou seja , o átomo é um imenso vazio.
Exemplo em uma gota de água existem 6×1012 átomos.
A partir dos anos 70, descobriram que os nêutrons e prótons eram formados por partículas ainda menores, os quarks.
Os quarks são as partículas mais fundamentais que formam o núcleo atômico. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up ‘u’, down ‘d’, e o elétron.
- O nêutron é feito de dois quarks do tipo ‘DOWN’ e um quark do tipo ‘UP’.
- O próton é feito de dois quarks do tipo UP e um do tipo DOWN.
- Os QUARKS estão presente no núcleo dos Átomos.
O que une os Quarks é FORÇA FORTE, é a força mais forte da natureza, apesar de ter um alcance muito curto. A Força Forte atua somente nos Quarks e, consequentemente, nas partículas formadas por eles, como os Prótons e os Nêutrons. Assim, essa força é responsável pela coesão dos núcleos atômicos. O Bóson que intermedia a força forte é chamado de Glúon. Vale ressaltar que, ao contrário das forças citadas anteriormente, que se distribuem radialmente espaço a fora, a Força Forte age como se fosse um tubo que começa em um Quark e termina em outro, sendo esse o motivo dela ser tão forte.
Logo outras hipóteses surgiram, como a teoria das Cordas e posteriormente as Supercordas e Teoria M. Onde tudo, são apenas minúsculas e oscilantes laço de cordas. Esse laço teria um tamanho semelhante a distância de PLANCK, ou seja da ordem de 10^-33 cm, ou seja 10^20 vezes menores do que o núcleo do átomo.
E se não houvesse Matéria? Apenas Energia Concentrada?
Pela lei da relatividade de Einstein, a máteria se relaciona com a energia através da fórmula : E = mC2
Pequenas quantidade de máteria contém grandes quantidades de Energia. ……
Seria a Gravidade Eletromagnética?
obs- Muitas informações são retiradas do livro de Reinaldo Peixoto Ribeiro, Seria a Força da Gravidade Eletromagnética?
Deixe um comentário